segunda-feira, 19 de maio de 2014

ATIVIDADE II


E.E PROFª Mª CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO
PROFESSORA: KÁTIA GURJÃO FARIAS PINTO
PROJETO: CONHECENDO A CALCULADORA E SUAS FUNÇÕES.
ATIVIDADE – II
As calculadoras possuem capacidades de armazenar números na memória enquanto se está operando com elas. Conheça as teclas relacionadas à memória de uma calculadora.
M  - registra na memória o número que está no visor
M _ - subtrai o número indicado no visor a um número guardado na memória.
M +   - Adiciona o número indicado no visor a um número já guardado na memória.
MR ou MRC   - recupera a memória .
MC – Apaga o número que está registrado na memória. Essa tecla pode ser acionada quando apertamos MRC duas vezes seguidas.


1-      Observe as seguintes situações e resolva usando as teclas de M + , M E MRC.
Você está num supermercado fazendo compras, a sua calculadora  já registrou   R$ 342,00 reais você   quer:
a)      Acrescentar  4 sabonetes que custam R$ 1, 39 cada, o que você faz?



b)      Agora você observou que tem um sabonete mais barato R$ 0,95 , você quer trocar os três sabonetes, o que você faz?




2-      Observe se sua calculadora segue a ordem das operações, registre o cálculo da calculadora e resolva a sua conta, o resultado são os mesmo?
a)      2.( 3 + 5 ) -  3 . ( 2 + 1 )
b)      5 . 5 + 3 – 6 + 2 .3

3-      Utilizando a tecla de porcentagem de sua calculadora, responda:
a)      Ana  tem R$ 52,00 , sua mãe vai lhe dar 15%, sobre esse valor para que ela possa ir ao cinema com os amigos no fim de semana. Qual é o valor que Ana vai receber ?  Registre seu calculo.



b)      Carlos vai pagar a conta da faculdade que é R$ 472,00 antes do vencimento com 5% de desconto. Quanto Carlos vai pagar? Registre seu cálculo.     
   )     
  (
 
Sua calculadora possui as teclas                   e                  ? veja como utilizá-las.


a)      Para calcular 4 /27 : 31/7, aperte as teclas na sequencia indicada:
b)      25 (41 – 3) +3
c)       ( 3,1 – 1,12) . 2 /3 + 2,4

3 comentários:

  1. Nossa 1ª atividade, foi a pesquisa sobre suas próprias calculadoras simples, em celulares , réguas e tables, quais teclas faziam parte delas. Depois apresentações de suas descobertas e debate sobre duvidas surgidas, como: não sabiam as funções nem o funcionamento de muitas teclas, principalmente de alguns celulares e calculadoras científicas , outra dúvida foi sobre a vírgula, outra sobre o símbolo de porcentagem. Ao longo desse trabalho pretendo tirar todas as dúvidas com atividades e debates em sala, sempre tentado resolver situações-problemas de nossos assuntos, alguns já estudados outros ainda por vim.Nessa segunda atividade , os alunos poderam se familiarizar com as teclas de memórias.

    ResponderExcluir
  2. NOVO OLHAR SOBRE A MATEMÁTICA, Jornal Beira do Rio, UFPA, Abril 2011,
    www.jornalbeiradorio.ufpa.br/novo/index.php/2011/124-edicao-93--abril/1189-novo-olhar-sobre-a-matematica

    MÁRIO SERRA - ENGENHEIRO, MATEMÁTICO E AMAZÔNIDA, Jornal Beira do Rio, UFPA, Ano XXVIII Nº 120. Agosto e Setembro de 2014,

    http://www.jornalbeiradorio.ufpa.br/novo/index.php/2014/152-2014-08-01-17-25-17/1618-2014-08-04-14-34-28

    ALGUMAS MULHERES DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E QUESTÃO DE GÊNERO EM C & T.
    http://sitiodascorujas.blogspot.com.br/2013/06/mulheres-na-matematica.html

    CONSTANTINO MENEZES DE BARROS I - MATEMÁTICO QUE LIGA O PARÁ/BR AOS MAIORES CENTROS DO MUNDO E COMPARÁVEL AOS GRANDES ÍCONES DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA (II a V não publicados, disponível por e-mail), (Óbidos-Pa, 19/08/1931, Rio de Janeiro-RJ, 06/03/1983), Ex-Docente UFF e UFRJ,

    www.chupaosso.com.br/index.php/obidos/educacao/2149-vida-e-obra-de-constantino-menezes-de-barros

    JOAQUIM GOMES DE SOUZA, "O SOUZINHA" (1829-1864) E MARÍLIA CHAVES PEIXOTO (1921 - 1961): OS PAIS DA MEDALHA FIELDS BRASILEIRA (não publicado, disponível por e-mail)


    PROFESSORA SANTANA: Candidata a Melhor Docente do Ensino Básico Paraense, Blog Chupa Osso, 23 Junho 2013, www.chupaosso.com.br/index.php/obidos/educacao/2453-proessora-santana-candidata-a-melhor-docente-do-ensino-basico-paraense

    SABER MATEMÁTICO E CULTURA INDÍGENA, blogue da AICL, 20 de Setembro de 2011,
    http://coloquioslusofonia.blogspot.com.br/2011/09/saber-matematico-e-cultura-indigena.html

    ResponderExcluir