E.E PROFª Mª
CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO
PROFESSORA: KÁTIA GURJÃO FARIAS PINTO
PROJETO: CONHECENDO A CALCULADORA E SUAS FUNÇÕES.
ATIVIDADE – II
As calculadoras possuem capacidades de armazenar números na
memória enquanto se está operando com elas. Conheça as teclas relacionadas à
memória de uma calculadora.
M - registra na memória o número que está no
visor
M _ - subtrai o
número indicado no visor a um número guardado na memória.
M + - Adiciona o número indicado no visor a um
número já guardado na memória.
MR ou MRC - recupera a memória .
MC – Apaga o
número que está registrado na memória. Essa tecla pode ser acionada quando
apertamos MRC duas vezes seguidas.
1- Observe
as seguintes situações e resolva usando as teclas de M + , M –
E MRC.
Você está num supermercado fazendo compras, a sua
calculadora já registrou R$ 342,00 reais você quer:
a) Acrescentar 4 sabonetes que custam R$ 1, 39 cada, o que
você faz?
b) Agora
você observou que tem um sabonete mais barato R$ 0,95 , você quer trocar os
três sabonetes, o que você faz?
2- Observe
se sua calculadora segue a ordem das operações, registre o cálculo da
calculadora e resolva a sua conta, o resultado são os mesmo?
a) 2.(
3 + 5 ) - 3 . ( 2 + 1 )
b) 5
. 5 + 3 – 6 + 2 .3
3- Utilizando
a tecla de porcentagem de sua calculadora, responda:
a) Ana tem R$ 52,00 , sua mãe vai lhe dar 15%, sobre
esse valor para que ela possa ir ao cinema com os amigos no fim de semana. Qual
é o valor que Ana vai receber ? Registre
seu calculo.
b) Carlos
vai pagar a conta da faculdade que é R$ 472,00 antes do vencimento com 5% de
desconto. Quanto Carlos vai pagar? Registre seu cálculo.
|
|
a) Para
calcular 4 /27 : 31/7, aperte as teclas na sequencia indicada:
b) 25
(41 – 3) +3
c) (
3,1 – 1,12) . 2 /3 + 2,4
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirNossa 1ª atividade, foi a pesquisa sobre suas próprias calculadoras simples, em celulares , réguas e tables, quais teclas faziam parte delas. Depois apresentações de suas descobertas e debate sobre duvidas surgidas, como: não sabiam as funções nem o funcionamento de muitas teclas, principalmente de alguns celulares e calculadoras científicas , outra dúvida foi sobre a vírgula, outra sobre o símbolo de porcentagem. Ao longo desse trabalho pretendo tirar todas as dúvidas com atividades e debates em sala, sempre tentado resolver situações-problemas de nossos assuntos, alguns já estudados outros ainda por vim.Nessa segunda atividade , os alunos poderam se familiarizar com as teclas de memórias.
ResponderExcluirNOVO OLHAR SOBRE A MATEMÁTICA, Jornal Beira do Rio, UFPA, Abril 2011,
ResponderExcluirwww.jornalbeiradorio.ufpa.br/novo/index.php/2011/124-edicao-93--abril/1189-novo-olhar-sobre-a-matematica
MÁRIO SERRA - ENGENHEIRO, MATEMÁTICO E AMAZÔNIDA, Jornal Beira do Rio, UFPA, Ano XXVIII Nº 120. Agosto e Setembro de 2014,
http://www.jornalbeiradorio.ufpa.br/novo/index.php/2014/152-2014-08-01-17-25-17/1618-2014-08-04-14-34-28
ALGUMAS MULHERES DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E QUESTÃO DE GÊNERO EM C & T.
http://sitiodascorujas.blogspot.com.br/2013/06/mulheres-na-matematica.html
CONSTANTINO MENEZES DE BARROS I - MATEMÁTICO QUE LIGA O PARÁ/BR AOS MAIORES CENTROS DO MUNDO E COMPARÁVEL AOS GRANDES ÍCONES DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA (II a V não publicados, disponível por e-mail), (Óbidos-Pa, 19/08/1931, Rio de Janeiro-RJ, 06/03/1983), Ex-Docente UFF e UFRJ,
www.chupaosso.com.br/index.php/obidos/educacao/2149-vida-e-obra-de-constantino-menezes-de-barros
JOAQUIM GOMES DE SOUZA, "O SOUZINHA" (1829-1864) E MARÍLIA CHAVES PEIXOTO (1921 - 1961): OS PAIS DA MEDALHA FIELDS BRASILEIRA (não publicado, disponível por e-mail)
PROFESSORA SANTANA: Candidata a Melhor Docente do Ensino Básico Paraense, Blog Chupa Osso, 23 Junho 2013, www.chupaosso.com.br/index.php/obidos/educacao/2453-proessora-santana-candidata-a-melhor-docente-do-ensino-basico-paraense
SABER MATEMÁTICO E CULTURA INDÍGENA, blogue da AICL, 20 de Setembro de 2011,
http://coloquioslusofonia.blogspot.com.br/2011/09/saber-matematico-e-cultura-indigena.html